Histórias de Dona Guiomar
escritas por Nereide S. Santa Rosa
Outubro 05, 2001
Índice das Histórias já publicadas

Santo Expedito, um santo querido pelos paulistanos...

Nestes tempos em que a religiosidade permeia nossos pensamentos e procuramos buscar conforto e explicações sobre os atos humanos em nossas crenças e religiões, nada melhor do que renovarmos a nossa fé. Seja ela de qualquer religião. Que cada um possa rezar a sua própria maneira torcendo para que os homens sejam iluminados em suas ações e decisões. 

Pelas cidades do mundo inteiro notamos manifestações de fé e esperança.  Aqui em nossa cidade, uma das crenças mais fortes reside na fé em Santo Expedito. Podemos encontrar por vários lugares, pelas esquinas e praças, em diferentes bairros, cartazes e faixas que agradecem aa graças alcançadas por intermédio desse famoso santo. Os paulistanos o adotaram como protetor. E, sem dúvida, ele nos responde, ajudando a enfrentar nossas dificuldades, nossas angústias, nossos medos. 

Eu mesmo tenho muito que agradecer a Santo Expedito. Tenho muita fé em seu poder. Já tive vários pedidos atendidos, assim como tantos paulistanos. Por isso resolvi pesquisar um pouco sobre sua história.

Para quem ainda não a conhece aqui vai uma pequena amostra:

Dizem que Santo Expedito viveu em fins do século III e quase nada se sabe de concreto sobre sua pessoa. Uns acham que ele era romano, outro que era armênio. O que se sabe é que Expedito era comandante-chefe de uma legião de sete mil soldados romanos, conhecida como Fulminante, devido a uma façanha que se tornou célebre.Essa legião localizava-se em Melitene, sede de uma das províncias romanas da Armênia. Era formada em sua maioria por soldados cristãos, sendo sua função primordial defender as fronteiras orientais contra os ataques dos bárbaros asiáticos. Certa vez, numa batalha, o exército romano deixou-se cercar pelo inimigo dentro uma cidade fortificada. Era verão, fazia muito calor, a água estava acabando e ninguém podia sair do forte por causa dos inimigos que o cercavam.Enquanto as outras legiões romanas faziam sacrifícios aos falsos deuses, a legião comandada por Santo Expedito saiu a campo e, colocando-se do lado de fora do forte, ajoelhou-se e rezou a Deus para que os livrasse dos inimigos.Os adversários, diante de tal cena, não sabiam se continuavam olhando ou se atacavam. De repente, quando os soldados da legião de Expedito terminaram a oração, ergueram-se todos num só pulo e partiram ao ataque contra os inimigos, que foram surpreendidos.Não bastasse isso, uma grande tempestade iniciou-se e as fileiras inimigas foram atingidas por raios e pedras de granizo caídas do céu. Apavorados, fugiram rapidamente dali, deixando os romanos em paz.Apesar de sua bravura, Expedito foi morto em 19 de Abril de 303, durante a perseguição aos cristãos do império de Galero. Foi torturado e flagelado até ser decapitado pela espada por  ter se mantido fiel ao cristianismo.    As representações de Santo Expedito mostram-no com a palma, símbolo do martírio, e a cruz onde está escrito "hodie", ao mesmo tempo em que ele esmaga um corvo que grita "cras" (amanhã).

 A cruz com a inscrição "hodie", "hoje" em latim, significa que não devemos deixar para amanhã o tempo de render graças e louvores ao nosso Deus, assim como Expedito fez quando foi tentado pelo corvo que, gritando crás, lhe mandava se converter só “amanhã”, isto é, adiar sua conversão.  Da região da Armênia, onde Expedito foi martirizado, o culto ao santo espalhou-se pela Europa e ganhou o mundo, com milhares de devotos no planeta. É por isto que o Santo Expedito é invocado nos casos que exige solução imediata, nos negócios em que qualquer demora poderia causar prejuízo.No Brasil, sobretudo, Santo Expedito é invocado nos negócios e dificuldades da vida. Conhecido como "o santo das causas urgentes”.Santo Expedito não adia seu auxílio para amanhã.Ele atende sua ajuda hoje mesmo, ou na hora em que precisamos de sua ajuda.

Oração a Santo Expedito

Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes, interceda por mim junto ao nosso Senhor Jesus Cristo, socorrei-me nesta hora de aflição e desespero. Vós que sois o Santo dos desesperados, Vós que sois o Santo das causas urgentes, proteja-me, ajuda-me, dai-me força, coragem e serenidade. Atenda ao meu pedido. (Fazer o pedido). Meu Santo Expedito! Ajuda-me a superar estas horas difíceis, proteja-me de todos que possam me prejudicar, proteja a minha família, atenda ao meu pedido com urgência. Devolva-me a Paz e a tranqüilidade. Meu Santo Expedito! Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé. Muito obrigado.

Rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e fazer o Sinal da Cruz

Pela cura de um enfermo

"Senhor, aquele que amais está doente!...” Ó Santo Expedito, porque confiamos na disponibilidade e na fidelidade de tua intercessão, voltamo-nos para ti e te suplicamos que sejas nossa auxílio junto ao Senhor, a fim de que, tocada por nossas lágrimas, sua divina Misericórdia conceda a graça da cura àquele(a) que nós amamos. Que nossa Senhora Aparecida nos atenda e que a vontade do Senhor seja feita, tanto na terra como no céu. Amém.

              Nossa Senhora Aparecida, rogai por nosso mundo.
              Santo Expedito, Salvação dos doentes, rogai por nós.
              Três pai-nossos, três ave-marias, três glórias.

 Pela rápida solução de uma pendência

Ó Santo Expedito, humildemente vimos suplicar que venhas em nosso socorro, a fim de que tua pronta e segura intercessão nos obtenha do Senhor a graça de uma solução feliz e rápida na pendência que nos preocupa. Contudo, sem inquietude e totalmente confiantes na soberana sabedoria do Senhor, ousamos entregar-nos a Ele sem reservas, a fim de que somente sua Vontade nos governe. Amém. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós.
Santo Expedito, nosso socorro em assuntos de urgência, rogai por nós. Três pai-nossos, três ave-marias, três glórias.

Pela solução de uma divergência

Ó Santo Expedito, tu que, por amor ao Senhor, foste, martirizado depois de um julgamento iníquo, concede-nos que, com toda caridade e perdoando nossos adversários, eles e nós sejamos esclarecidos, para que possamos reconhecer mutuamente os nossos erros e injustiças. E que, depois de vencido nosso próprio amor-próprio, possamos pôr um termo apaziguador a nossa divergência, que ofende a infinita Misericórdia do Senhor, a quem oferecemos a dor dessa prova em total submissão e humildade. Amém. 

 "Não deixe para amanhã (cras) o que você deve fazer hoje (hodie)"

Convide um amigo para ler esta matéria 

Envie seu comentário à autora deste artigo

Nenhuma parte deste material pode ser reproduzida, armazenada em sistema de recuperação de dados ou transmitida, de nenhuma forma ou por nenhum meio eletrônico, mecânico, de fotocópia, gravação ou qualquer outro, sem a prévia autorização por escrito da autora.