Histórias de Dona Guiomar
escritas por Nereide S. Santa Rosa
Setembro 07, 2001
Índice das Histórias já publicadas

Festa da uva

  Há cinqüenta anos os arredores da São Paulo ainda não eram tão populosos. As cidades que hoje formam a Grande São Paulo ficavam isoladas por áreas ainda inabitadas a uma razoável distância do centro.  Santo Amaro, Osasco, a região do ABC, Itapecerica da Serra eram regiões de veraneio e passeio, assim como Itapevi. Cotia, São Roque. Mais além tínhamos como opção as cidades de Mogi das Cruzes, Arujá, Campinas, Sorocaba que se transformavam em passeios de final de semana muito concorridos e apreciados pelos paulistanos que descobriam o conforto do automóvel como um meio de transporte familiar.

O acesso era difícil, através de estreitas estradas de terra sem segurança nenhuma, mas isso não impedia que os intrépidos paulistanos viajassem com suas famílias para curtir algumas horas junto a natureza e com tranqüilidade. 

Um dos passeios costumeiros a que meu marido nos levava era a famosa Festa da Uva de Jundiaí, Como filho de italianos, Nicola fazia questão de ir a essa festa...Talvez nos levasse para manter as tradições e a cultura italiana que minha sogra Concetta e meu sogro Gennnaro transmitiram com força à nossa família.

A Festa da Uva era um tradicional encontro de famílias italianas que trouxeram a cultura vinícola para a região na década de 30. A produção de uva de qualidades Niágara Branca e Niágara Rosada garantiu a fama de Jundiaí em todo o país, com o título de "Terra da Uva" que manteve por mais de 50 anos. A primeira festa aconteceu em 1934. 

Nesta foto estamos exatamente no local da festa.

Foto

Inclusive pode-se  notar que minha sobrinha carrega uma embalagem onde se colocavam as uvas que eram vendidas. Durante a festa, pudemos experimentar vários tipos de uvas de mesa, originárias dali mesmo, daquela região. Além disso, haviam atrações musicais e grande variedade de vinhos para os visitantes experimentarem.

Observando a foto fica claro que nós estamos nos deliciando com as uvas, ali mesmo, em meio ao parque. Era o ano de 1953 e eu estava grávida de minha segunda filha. 

Parque da UvaFoi nesse mesmo ano que o Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari foi inaugurado. Um espaço que até hoje abriga esta tradicional festa. Conhecido como Parque da Uva, têm uma grande área verde, pavilhões para exposições, lagos, concha acústica para shows.  Fica localizado logo na entrada da cidade de Jundiaí.

Hoje a Festa da Uva de Jundiaí ainda resiste e atrai muitos turistas, inclusive com visitação monitorada por guias a sítios e localidades onde se plantam as uvas e produzem os vinhos.

Nunca mais tive a oportunidade de retornar a essa festa. No entanto fica uma sugestão para os paulistanos...Talvez ainda exista um pouco do clima nostálgico dos anos 50 pelos ares da Festa da Uva de Jundiaí.

Convide um amigo para ler esta matéria 

Envie seu comentário à autora deste artigo

Nenhuma parte deste material pode ser reproduzida, armazenada em sistema de recuperação de dados ou transmitida, de nenhuma forma ou por nenhum meio eletrônico, mecânico, de fotocópia, gravação ou qualquer outro, sem a prévia autorização por escrito da autora.