Histórias de Dona Guiomar
escritas por Nereide S. Santa Rosa
Índice das Histórias já publicadas

A noite mais longa do ano

Há vários meses juntávamos lenha para garantir nossa fogueira. E quantas coisas precisávamos preparar! As comidas típicas, a canjica, a pipoca, o pé de moleque, o arroz-doce, o quentão e o bolo de fubá. Uhnnn... sabores caipiras, que até hoje me trazem alegrias e boas lembranças.

Todas as famílias do bairro faziam festas com fogueiras na noite de São João . Um verdadeiro "congestionamento" .

Havia então a necessidade de combinar os horários. Afinal todos queriam frequentar a festa de todos. Para não coincidir uma festa com a outra e todos poderem participar de todas as festas, era feito um acerto: a nossa festa , na porta da casa de minha mãe, na Rua João Cachoeira, era a primeira. Iniciava as sete horas da noite.Acendíamos nossa fogueira e todos vinham se reunir ao seu redor. Se quiséssemos podíamos ( realmente naquele tempo, nós podíamos) passar a noite inteira ali, sentados, conversando, pulando a fogueira (com cuidado para não queimar o pé). Fazíamos pedidos e promessas aos santos. Sentíamos o calor do fogo e do aconchego da família, unida , alegre, envolvida de calor e amizade. Assávamos batata doce na brasa para depois descascá-la para comer. Uma delícia...

Mas sucesso mesmo fazia o bolo de fubá . Ele também era assado na brasa da fogueira. A massa ( ovos, farinha de trigo, fubá, leite ,etc) já misturada, era colocada em uma panela de ferro. Essa panela ia para a fogueira e lá ficava assando. Mas o segredo dessa deliciosa iguaria ficava por conta de um recurso interessante. Para que o bolo cozesse por igual deixando uma crosta crocante, colocávamos as brasas por cima da tampa da panela. O resultado era simplesmente fantástico.

Depois de algumas horas, íamos para a festa na casa do "Seu" Jacinto . Ficávamos lá mais algum tempo.. afinal essa era a noite mais longa do ano...

E finalmente todos íamos para a festa da família Romeu na Chácara das Bandeiras, que se localizava na Rua do Porto , atual Leopoldo. Essa festa era a maior de todas: o mastro com os três santos ficava hasteado durante o mês inteiro. A fogueira era enorme, e dançávamos ao seu redor, formando uma grande roda com as mãos dadas, cantando : Cai cai balão ou então

O balão vai subindo ... vem caindo a garoa... o céu é tão lindo .... a noite é tão boa ....São João São João ... acende a fogueira do meu coração... Vocês podem acreditar que a letra desse música era a pura realidade das festas juninas da minha infância no Itaim .

Certa vez, houve uma grande festa junina organizada por um grupo de moradores. No terreiro da rua Joaquim Floriano esquina com a Rua Urussui, em frente ao Grupo Escolar , os moradores organizaram a festa junina do nosso bairro.

Não foi uma festa onde se arrecadava dinheiro... não se comprava ou se vendia nada . Apenas uma confraternização e diversão entre os moradores, de maneira sadia e saudável.

Eu, ainda pequena, assisti as brincadeiras dos adultos. E quantas risadas nós demos quando os garotos corriam atrás dos leitões lambuzados com óleo e não conseguiam pegá-lo, apenas caíam de cara no chão. Ou então quando tentavam subir no pau de sebo para alcançar um presente e escorregavam para de novo subir e escorregar novamente. O mastro com as bandeiras dos três santos ficava no centro do pátio. Os bambus, cortados lá da beira do Córrego do Sapateiro, enfeitavam o terreno . As bandeirinhas, feitas de papeis coloridos, eram cortadas e coladas nos barbantes por todos os cantos.E então chegava a hora da quadrilha. Não haviam trajes típicos , ninguém vestia trajes "caipiras" . Apenas todos dançavam ao som do sanfoneiro e dos violeiros , que sempre se dispunham graciosamente a animar a festa. Músicas e cantos portugueses, misturados com modinhas de viola.

Imagem Imagem Imagem Imagem

Sons e cores de junho. De um tempo que a amizade superava as frias noites de inverno.

Ainda hoje quando olho para a lua, sinto que as noites do mês de Junho permanecem mágicas...

Podemos ainda sentir o calor das fogueiras, os sons caipiras, os aromas dos doces típicos e os brilhos dos rojões. Manifestações puras de nossos costumes e tradições, que ajudam a construir um povo. Ajudam a construir um país, feito de cidadãos que , apesar de tudo, ainda têm esperanças e ilusões.

Convide um amigo para ler esta matéria 

Envie seu comentário à autora deste artigo

Nenhuma parte deste material pode ser reproduzida, armazenada em sistema de recuperação de dados ou transmitida, de nenhuma forma ou por nenhum meio eletrônico, mecânico, de fotocópia, gravação ou qualquer outro, sem a prévia autorização por escrito da autora.