Histórias de Dona Guiomar
escritas por Nereide S. Santa Rosa
Dezembro 08 de 2000
Índice das Histórias já publicadas

O preço das confortáveis mudanças.

A saudade dos velhos tempos, dos espaços e dos campos sempre existirá. Das velhas casas térreas e simples, das ruas de terra , das brincadeiras das crianças pelas ruas. Mas, as mudanças existem e são extremamente reais...Vejam estas três fotos: elas mostram exatamente o mesmo local onde esta semana foi inaugurado o Hipermercado Extra do Itaim.

A primeira trata-se da década de 40 na esquina da Rua João Cachoeira com a Rua Leopoldo .

Década de 40

A segunda mostra o mesmo local na década de 50.

Década de 50

A terceira mostra o mesmo local nas décadas de 80/90.

Década de 80/90

As imagens falam por si próprias.

O dinamismo do progresso as vezes nos assusta e nos incomoda. No entanto, observar essas mudanças ao longo dos anos nos permite refletir sobre a nossa própria vida: coisas como qual é o nosso papel perante a sociedade e até que ponto a participação comunitária envolve, resolve e cativa .

Neste ano que está se encerrando, o Itaim-bibi sofreu grandes mudanças...mudanças até mesmo radicais. Espaços foram abertos e prédios antigos desapareceram. A Fábrica de Chocolates Kopenhagen na Rua Joaquim Floriano é um dos exemplos. A Tecelagem Lady na Rua Leopoldo também , pois foi demolida. E o que isso significa para nós , os moradores? Nos incomoda? Nos influencia? Simplesmente observamos... mas será que somos mesmos tão impassíveis? Distantes ? Insensíveis? Quando passamos sobre as calçadas e pelas ruas do bairro enfrentamos o olhar sobre essas mudanças... talvez não queiramos pensar para não nos envolvermos, pois é mais fácil passarmos incólumes perante os fatos.

No entanto, pensar sobre o assunto não é motivado só pelo saudosismo, nem pela conscientização da passagem do tempo. Temos que ter um olhar crítico e analítico sobre os novos fatos. Pois, afinal, o progresso é inevitável. E o conforto, ah...esse é bem vindo. Só para ilustrar aqui vão alguns exemplos: o nosso costume de andar de carro mesmo para pequenas distâncias, a facilidade de comprar comida congelada, ou, para ser um pouco mais precisa, comprar o frango fatiado e limpo pronto para cozinhar...ainda lembro dos tempos que comprávamos galinhas vivas nos mercados e tínhamos que matá-las, depená-las, cortá-las e cozinhá-las...um ritual imenso para um ato que hoje é tão simples: comer um frango assado inteiro ou em pedaços escolhidos de acordo com a preferência de cada um... antigamente, depois de todo o trabalho que citei, anda havia a disputa pela coxa ou pelo peito do coitado do franguinho ....pois é... esses pequenos detalhes da vida, que nem percebemos pela facilidade que hoje nos é comum... E tantos outros exemplos, como as verduras e os legumes já ensacados, limpos, cortadinhos e congelados, ou então os molhos prontos em latinhas, as carnes embaladas e limpas...enfim., muito conforto, nem sempre com a qualidade e o gosto de antigamente, mas com certeza...com muito, muito conforto.

E esse conforto tão almejado por todos é que transforma a cidade, transforma a mídia , transforma a nossa vida. As propagandas nos oferecem...conforto. As construções modernas nos oferecem... conforto. Os prédios modernos, os elevadores rápidos, as ruas e o urbanismo: semáforos inteligentes para nos dar conforto no transito, asfalto, energia elétrica , linhas telefônicas de alta precisão, cabos de fibra ótica , internet, a direção hidráulica e o ar condicionado nos automóveis... tudo isso se resume a ...conforto.

E sempre queremos e necessitamos de mais conforto...é um processo sem fim... as vezes pagamos um preço alto.

Se os problemas aparecem e atrapalham o nosso conforto, aí nos queixamos: enchentes, falta de luz, quebra do carro, lixo na rua, calçadas esburacadas. E então, entramos com a nossa participação, a nossa parte no sistema e na comunidade.

Foi isso que ocorreu quando vários moradores se mobilizaram para questionar o corte de árvores na Rua João Cachoeira, documentado pela equipe do Sampaonline, pois a beleza e respeito à natureza também nos trazem conforto e harmonia. Ou então quando denunciamos um simples buraco na calçada da escola estadual... ou até mesmo quando elegemos nossos prefeitos.

E assim vamos nós, observando o nascimento de novos tempos: nesta semana foi inaugurado um grande hipermercado aqui em nosso bairro. Temos que nos lamentar? Ou ele é apenas conseqüência de nossa necessidade por conforto? Precisamos dele? Evidentemente que sim. Sua presença é inevitável? Evidentemente que sim... Então resta convivermos com esse novo momento e nos adaptarmos... porque, felizmente, o ser humano é perfeitamente adaptável. Com o passar do tempo nos acostumamos com as coisas novas que no inicio incomodaram...e como existem dois lados para tudo nessa vida, nós temos que descobrir o lado positivo das mudanças para podermos viver em paz e não ficarmos nos lamentando como seria diferente se não existissem. O grande hipermercado veio e vai ficar...então vamos participar sugerindo melhorias, nos envolvendo com idéias criativas para que o espaço urbano comum a todos fique melhor e mais bonito. Esse é o nosso papel...envolvimento para que tudo melhore, e não o distanciamento e críticas negativas. Com a participação de todos seremos melhores e temos a certeza que os empresários correspondem a nossos anseios, pois somos consumidores...e é essa a nossa força...reverter o consumo desenfreado em nosso aliado para obtermos uma qualidade de vida equilibrada e melhor.

Convide um amigo para ler esta matéria 

Envie seu comentário à autora deste artigo

Nenhuma parte deste material pode ser reproduzida, armazenada em sistema de recuperação de dados ou transmitida, de nenhuma forma ou por nenhum meio eletrônico, mecânico, de fotocópia, gravação ou qualquer outro, sem a prévia autorização por escrito da autora.