Histórias de Dona Guiomar
escritas por Nereide S. Santa Rosa
Abri 13, 2001
Índice das Histórias já publicadas

Feliz “Paz-coa” !

No domingo passado, dia oito de abril de 2001, aconteceu uma das maiores e felizes coincidências para os devotos religiosos de três religiões: foi domingo de Ramos para os católicos,  Pessach para os judeus e a festa das flores para os budistas. Creio que foi um domingo iluminado. 

Talvez, em algum instante ou segundo, pudemos sentir paz e uma energia positiva pelo ar, emanada das orações e preces que, em algum lugar, da cidade, religiosos as vezes tão diferentes e distantes, se uniram buscando Deus.

Especialmente em nosso bairro, tive a oportunidade de presenciar a procissão do encontro de Jesus com sua Mãe, Nossa  Senhora.

E, entre orações e reflexões, acabou sendo inevitável as lembranças de uma quaresma e Páscoa participativa . Antigamente o envolvimento ,o respeito e a participação da comunidade era enorme.

Todas as famílias participavam das cerimônias religiosas desde a Quarta-feira de cinzas...até mesmo em algumas casas não era permitido cantar ou ligar o rádio durante a quaresma. Os santos das igrejas eram cobertos com panos roxos indicando aos fiéis a necessidade de recolhimento e  reflexão interiores.  O preparo das famílias para a Semana Santa era visto como um compromisso sério. Muito tempo antes eram preparadas  as roupas de anjos para as crianças, As irmandades religiosas preparavam grandes procissões, com bandas e cantores que interpretavam a história da Paixão de Jesus. Simplesmente emocionante.

A procissão noturna na sexta-feira Santa, `as vezes embaixo  de chuva, tinha a participação de quase duzentas pessoas. Todos segurando uma  vela acesa  envolta em um copo de papel amanteigado. Carregada com cuidado por adultos e crianças, causam situações pitorescas como pegar fogo no cabelo da pessoa da frente ou pingar a cera quente no dedo, provocando o choro de alguma criança. 

Esses costumes eram comuns em todos os bairros de São Paulo. As ruas tranqüilas e a falta de violência  ainda permitiam que as procissões evoluíssem, emocionando a todos.

Esta foto é de 1946 e mostra a procissão de Santa Thereza de Jesus, paróquia do Itaim-bibi.  

Esta paróquia foi criada em 1940 por padres carmelitas, e correspondia a região circunscrita da Avenida Cidade Jardim, 9 de julho, Juscelino Kubstschek, João Cachoeira, Miguel Calfat, Atilio Inocente, Fiandeiras e Marginal de Pinheiros.

Neste próximo Domingo, dia quinze de abril, comemoraremos   a Páscoa. Desejo que  paz esteja na casa de todos meus amigos leitores de qualquer religião ou crença. E que essa paz traga felicidade, compreensão, harmonia e boa vontade. Desculpem o trocadilho, mas... Feliz “Paz-coa”!

Convide um amigo para ler esta matéria 

Envie seu comentário à autora deste artigo

Nenhuma parte deste material pode ser reproduzida, armazenada em sistema de recuperação de dados ou transmitida, de nenhuma forma ou por nenhum meio eletrônico, mecânico, de fotocópia, gravação ou qualquer outro, sem a prévia autorização por escrito da autora.